domingo, 25 de setembro de 2011

Aonde vamos parar?

Ontem me angustiou algumas sitauções vividas pelos professores em sala de aula.

Em meio a uma reunião pedagógica com a diração, coordenação e professores da escola que trabalho, fiquei refletindo como anda a educação de nossas crianças.

Quando abordamos o tema dificuldades enfrentadas em sala de aula, diversos professores expressaram suas preocupações, e pude notar nas falas dos meus colegas e dentro da minha prática pedagógica que a situação dentro da escola, vai mudando cada dia mais, e é cada vez pior os acontecimentos.

É aluno desrespeitando professor, é família que deixa a criança largada ao léu, deixando seu papel de educação e passando essa que também é sua responsabilidade exclusivamente para a escola, se esquecendo que a primeira educação vem de casa. è lá que temos os primeiros valores, os conceitos do que é certo ou do que é errado, o ensino do que significa ter respeito, amor, solidariedade e falar a verdade.

Vejo a escola de hoje e a escola de quando eu era criança, e fico pensando naquela época não havia aluno de nove anos ameaçando a professora, dizendo que vai pegar a arma do pai (que realiza atividades ilícitas) e matar a professora; ou mesmo alunos de treze, quatorze e quinze anos fumando escondido dentro do banheiro da escola na hora do recreio; ou mesmo o que acontece na minha turma, onde um não pode tocar ou esbarrar no outro que já é motivo pra começar uma briga.

Noto muito nas turmas a falta de respeito entre eles, se tratando de forma bruta e ignorante, e olha que não é por falta de conselhos ou de conversas, porque tanto a coordenadora quanto eu fazemos isso. Me sinto com os pés e mãos atadas.

Então me pergunto...

2 comentários:

  1. Bom...

    Penso que a educação tem solução.

    Basta que se diminua o abismo do que se estuda na academia e o que se vive na prática.

    Fácil? não.

    Mas a coisa necessariamente perpassa por uma questão política. E aí é que está o nó.

    Bjs, querida! ótima reflexão.

    ResponderExcluir
  2. De volta...

    uhum...
    é isso mesmo...
    mas, tem tanta coisa envolvendo isso... que é complicado d+
    infelizmente...
    =(

    ResponderExcluir