sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais uma pra educação...

Volto a escrever sobre minhas angustias em sala de aula.

Ontem em um conversa com meu amigo Mestre Getúlio Botelho, falei sobre algumas coisas que "mudaram" dentro das nossas escolas, mas que realmente na prática, não houve nenhuma transformação.

 Comentei com ele, que, sinceramente não entendo o porquê de terem tirado a alfabetização da educação infantil, colocando-a no ensino fundamental de nove anos e dizendo que o aluno tem três anos para ser alfabetizado, ou seja, do primeiro até o terceiro ano ele será alfabetizado, se não vejo isso acontecer.

Como ele não é mais reprovado e nem faz a "tão temida prova" ele acaba sendo jogado de uma série pra outra, sem a preocupação se ele realmente está apto pra seguir.  Não estou aqui dizendo que só se avalia com prova, até porque creio que essa não é a única e muito menos a melhor forma  de se avaliar a aprendizagem do aluno, isso de faz a cada conversa, a cada diálogo, diariamente e constantemente.

O Profº Getulio me disse que em sua dissertação discutiu exatamente isso, o que deveria ter mudado, não mudou. O aluno passa por cada etapa pra ser alfabetizado, podendo ser no primeiro ano, o que seria maravilhoso, caso não consiga, continuará no segundo e será concluido no terceiro. Dentro da pesquisa que ele fez, constatou que isso não ocorreu, por diversos fatores: desintessere do professor, do aluno, da família, do sistema, enfim não quero encontrar culpados, mas sim dizer que não fizeram o que deveria ser feito, passando o aluno para o nível seguinte, onde no meu ver, ele ainda não tem condições de estar.

Tenho 19 alunos, com faixa etária que varia de 08 a 21 anos, desses meus dezenove, uns doze não são alfabetizados, tendo que ir do início da alfabetização, com as consoantes, as sílabas... agora me diz como eles só vão ficar retidos agora no terceiro ano se não forem alfabetizados, eles não vão ter que ser alfabetizados em um ano? 
 Teve mudança? 
 Na pesquisa do Mestre Getulio, as professoras disseram a mesma coisa, elas continuam fazendo provas pra avaliar o desenvolvimento do aluno, eles continuam chegando ao terceiro, quarto ano e quinto sem saberem ler... coisa que já acontecia...

Mudanças?

Me mostre onde... 

Não reclamo de alfabetiza-los, sinto até que tem situações que serão um grande desafio pra mim, enquanto pedagoga e quero enfrenta-la, mas... só sinto que muita coisa piorou... e vamos ter muito trabalho para reconstruir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário