segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quando tudo faz sentido...


Durante esse mês de Fevereiro, aconteceram coisas na minha prática pedagógica que me fizeram repensá-la.


Quando eu escolhi cursar Formação de Professores da UEPA em 2004, pensei: quero sentar no chão com meus  alunos, sujar o dedo de tinta guache com eles e produzir com eles... com o passar do curso, vi que era realmente isso mesmo que eu queria...

 

Teve momentos que eu pensei em desistir, parar, largar tudo, jogar tudo pro alto... tive um trauma durante  meus primeiros anos de sala, enqunato eu ainda era estudande do curso, que me fizeram parar... Conclui meu curso sem a perspectiva de um dia voltar as salas de aula. O tempo foi passando e durante a minha especialização pude rever meus conceitos, meus valores, minhas teorias e minha prática... meu orientador sempre me dizia que eu tinha que superar meus traumas, afinal de contas minha graduação foi pra sala de aula e minha especialização também era...

Em 2011, tive a oportunidade de voltar pra sala de aula, em dois locais diferentes,  de esferas diferentes, com realidades diferente e consequentemente alunos diferentes... e posso dizer que meus traumas não sumiram, mas foram minimizados consideravelmente... hoje posso estar em sala sem medo...

Bom, você ja deve tá se perguntando o que isso tem haver com o mês de Fevereiro e seus acontecimentos.... bom, é que nesses mês, foi o termino das aulas com os meus alunos do Estado e o inicio com os meus do Municipio... tive aluno na minha turma do Estado que me disse: "tia, a senhora foi a melhor professora da minha vida" ou "tia, nunca vou te esquecer!", teve pais que quando foram fazer a rematrícula disseram: "professora, ele gosta muito da senhora, é uma pena que este ano a senhora não va ficar com ele" ou "ela vai sentir muito a sua falta, ela fala muito de você e o quanto você teve paciência com as limitações dela", ou até mesmo na cartinha que eu recebi da minha aluna "gostei muito de estudar com você, você teve muita paciência em me ensinar, obrigado por tudo!" ou dos meus alunos do município que na volta as aulas me disseram: "tia, tava com saudades da senhora", ou "tia que bom que a senhora é minha professora"...

O caminho do futuro...
Então depois disso...as coisas começam a ficar mais claras... Não me pergunto mais se estou na profissão certa, porque sei que estou... mas sim, o que posso fazer para melhorar mais, no que meus pimpolhos vão se sentir mais contemplados, tudo é pra eles, por eles e com eles...e como pude fazer a diferença na vida deles....


É incrível como tem coisas nessa vida que faz tudo valer a pena... valeu a pena as madrugadas em claro para fazer os brindes, planos de aula, planejamentos, projetos, elaboração de provas, correção dos trabalhos... tudo... sempre vale a pena, quando é pra eles...

2 comentários:

  1. De certa forma tem tudo a ver com o momento que estou vivendo e que me motivaram a escrever nessa madrugada. Parece que estamos em sintonia, bebê.
    Parabéns pelo texto, ta lindo.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Também sou uma professora apaixonada. Acredito que o magistério é para quem ama e tem prazer no que faz.

    Parabéns pela atuação!

    Um abraço

    ResponderExcluir